UOL Notícias Notícias
 

20/03/2010 - 13h16

Obama renova oferta de diálogo ao Irã em mensagem de ano-novo persa

Washington, 20 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, renovou hoje sua oferta de diálogo ao Irã em mensagem ao povo iraniano gravada em vídeo por ocasião do Nowruz, o ano-novo persa, um ano depois do fracasso de uma iniciativa similar.

Na mensagem divulgada pela Casa Branca, Obama assegurou que "nossa oferta de contatos diplomáticos exaustivos se mantém", apesar de "trabalhamos com a comunidade internacional para que o Governo iraniano preste contas porque rejeita cumprir suas obrigações internacionais".

O presidente americano já tinha emitido uma mensagem similar ao povo iraniano no ano passado, também por ocasião do Nowruz. Nela, Obama propôs ao Governo do presidente Mahmoud Ahmdinejad um novo começo nas relações bilaterais se o Irã cumprisse suas obrigações internacionais e renunciasse ao enriquecimento de urânio.

Desde então, Teerã ignorou essas propostas e não houve resultados proveitosos nas negociações entre Irã e o G6 (EUA, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha) - grupo de países encarregados de negociar com o regime iraniano em nome da comunidade internacional.

As relações com os EUA se deterioraram ainda mais depois das eleições presidenciais de junho e a repressão do regime iraniano contra os manifestantes que colocavam em dúvida a transparência do pleito e protestavam contra a reeleição de Ahmadinejad.

"Ao longo do ano passado, foi o Governo iraniano que optou por se isolar. Ele elegeu a opção pessimista de continuar centrado no passado em vez de se comprometer com um futuro melhor", sustentou Obama.

Segundo o presidente americano, os EUA estão comprometidos com um futuro melhor para o povo iraniano e aumentarão as oportunidades para intercâmbios educacionais e o acesso à internet.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host