UOL Notícias Notícias
 
20/03/2010 - 15h42

Haiti entra no 2º turno eleitoral em meio a esperanças e incertezas

Porto Príncipe, 20 mar (EFE).- O segundo turno das eleições presidenciais e legislativas no Haiti começou às 6h local (8h de Brasília) com a abertura das mesas eleitorais distribuídas por todo o país, em meio às incertezas sobre o futuro da nação e com a esperança de mudanças na política e no cotidiano da população.

Cerca de 4 milhões de haitianos estão convocados às urnas para escolher em segundo turno o presidente que sucederá René Préval, entre a ex-primeira-dama Mirlande Manigat e o cantor e humorista Michel Martelly.

Também serão eleitos sete dos 30 senadores e 79 dos 99 deputados.

A abertura dos 1,5 mil centros de votação, que totalizam 11.182 mesas eleitorais, começou em aparente calma e com uma tímida afluência de eleitores em zonas como Frères e em Puits-Blain (ambas ao leste da capital), constatou a Agência Efe.

As emissoras de rádio locais também informaram sobre o início das votações nos setores de Tabarre e Laplaine, na periferia norte.

Em Cité Soleil, dezenas de cidadãos se concentravam em torno dos centros de votação, com um certo atraso por parte dos responsáveis de algumas mesas.

Wendy Petit Home, morador deste bairro e partidário de Manigat, disse à Agência Efe que acreditava em uma elevada participação "porque o Haiti precisa de uma mudança de imagem, uma mudança social e uma mudança econômica".

Segundo ele, a população está sensibilizada e vai votar para buscar soluções às dificuldades que afetam zonas como essa, "onde há muitos problemas de falta de casa, água potável, eletricidade, desemprego e educação".

A votação transcorre sob vigilância das tropas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), da Polícia Nacional do Haiti e da Polícia da ONU, que trabalham em um amplo dispositivo de segurança para evitar incidentes.

Em uma manhã de pouco trânsito nas ruas, milhares de haitianos costumam ir à missa logo cedo, e por isso a presença nas urnas deve aumentar à medida que o dia avança.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host