UOL Notícias Notícias
 
20/03/2010 - 21h37

Samba, capoeira e futebol para Obama em visita à favela Cidade de Deus

Rio de Janeiro, 20 mar (EFE).- Com apresentações de samba e capoeira e um bate-bola, a favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, recebeu neste domingo o presidente americano, Barack Obama.

Acompanhado de sua esposa, Michelle, e de suas duas filhas, Malia e Sasha, o presidente chegou de helicóptero à favela que ficou famosa no filme de mesmo nome de Fernando Meirelles, indicado a quatro Oscar.

Dezenas de pessoas estavam presentes para receber o primeiro presidente negro americano que, segundo disse o ex-governante Luiz Inácio Lula da Silva, por seu aspecto e sua história pessoal poderia perfeitamente ser mais um brasileiro.

Obama foi primeiro à sede da Fundação para a Infância e a Adolescência, onde assistiu a uma demonstração de ritmos brasileiros como o samba, o funk e o maracatu e não conseguiu resistir a movimentar a cabeça com os sons dos tambores.

Junto a uma plateia de cerca de 60 pessoas que incluía crianças residentes da favela e seus pais, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, o presidente e sua família desfrutaram também de uma exibição de capoeira.

Já sem gravata, após levantar as mangas da camisa, trocou passes com um grupo de crianças que vestiam camisetas com o lema "Rio 2016".

Diante do olhar assombrado das crianças, Obama começou a driblar, enquanto sua esposa, vestida com uma camisa amarela e uma saia verde - talvez em homenagem às cores da bandeira brasileira -, e suas filhas o encorajavam a dar toques na bola.

Na saída do local, o presidente cumprimentou as dezenas de moradores que se esforçavam para vê-lo à distância, posicionados nas janelas e nos telhados do bairro.

Segundo havia declarado previamente o principal responsável da política para a América Latina da Casa Branca, Dan Restrepo, a visita a Cidade de Deus buscava demonstrar o apoio dos EUA ao "êxito de todos os brasileiros".

Após a visita, de menos de uma hora, o presidente e sua família retornaram ao hotel, de onde Obama se dirigiu ao Theatro Municipal para pronunciar um discurso ao povo brasileiro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host