UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 22h25

Brasil está a um passo das 3 metas do Milênio para saúde

Brasília, 24 mar (EFE).- O Brasil está a uma passo de alcançar as três metas do Milênio para a área da saúde, segundo anunciou nesta quarta-feira em um ato público o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também afirmou que o país alcançará os outros cinco objetivos até 2015.

Conforme Lula, além das políticas sociais, o caminho em direção à redução da pobreza foi marcado por políticas de apoio econômico às classes mais baixas.

Lula citou as políticas de crédito público, que permitiram aos setores mais pobres do país o acesso a empréstimos para pequenos projetos.

"Antes os pobres não tinham crédito, mas atualmente os catadores de papel e de latinhas de alumínio das ruas obtêm créditos do Governo porque alteramos as exigências dos empréstimos públicos", disse.

No ato foi apresentado um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no qual se assegura que o Brasil tem "100% de possibilidades de alcançar as três metas do Milênio relacionadas direta ou indiretamente à saúde".

As três metas são: a erradicação da extrema pobreza e a fome, a redução das taxas de mortalidade infantil e materna, e o combate à aids, à malária, à tuberculose e à hanseníase.

Em relação à primeira meta, de reduzir pela metade a pobreza extrema e a fome até 2015, o Brasil cumpriu quase completamente, pois "a população submetida a essas condições caiu de 8,8% para 4,8% entre 1990 e 2008", diz o relatório do Pnud.

A meta de redução da mortalidade infantil, pelos cálculos do Governo brasileiro e do próprio Pnud, será atingida em 2012, quando está prevista 17,9 mortes para cada mil nascimentos.

No que diz respeito às doenças consideradas frequentes, as previsões do Ministério da Saúde apontam que serão cumpridas até 2015, como propunha o acordo alcançado no marco da ONU em 2000.

Segundo o Governo brasileiro, a incidência de aids no país está estabilizada desde o ano 2000.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host