UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 20h45

Lula recebe convite para visitar País Basco em maio

Brasília, 24 mar (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado por seu colega do Governo do País Basco (lehendakari), Patxi López, a visitar a região durante a visita que fará à Espanha em maio, para que conheça pessoalmente o potencial local.

López foi recebido hoje por Lula em Brasília, em mais uma escala de uma visita ao Brasil que começou no domingo passado.

O presidente do Governo basco disse a jornalistas que conversou com Lula sobre assuntos econômicos, mas também se detiveram "em uma reflexão mais geral sobre como fazer política da esquerda".

No campo econômico, López explicou a Lula o potencial do País Basco para o investimento e sua possibilidade de se transformar em porta de entrada para empresas brasileiras na Europa.

Nesse sentido, citou o caso da Gerdau, que controla o grupo industrial Sidenor no País Basco, contando com quatro mil funcionários "e quer ser a porta desse líder dos aços especiais para o conjunto da Europa".

Nesta terça-feira, após um encontro com o lehendakari, o Grupo Gerdau anunciou investimentos de 55 milhões de euros em todas as fábricas da Sidenor na Espanha, o que para López é um exemplo das oportunidades que a economia espanhola oferece neste momento.

López também disse que as relações econômicas e de cooperação com o Brasil podem estender-se inclusive à área de trens de alta velocidade, como o que pode ser construído entre Rio de Janeiro e São Paulo.

"São realidades que compartilhamos. Também estamos fazendo (o trem) no País Basco", relatou o lehendakari.

López termina suas atividades oficiais amanhã, quando se reunirá com autoridades dos ministérios de Minas e Energia e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host