UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 12h55

Novos bombardeios israelenses ferem dois palestinos

(atualiza com dados sobre detenções e incursão em Gaza).

Gaza, 24 mar (EFE).- Dois palestinos ficaram feridos nesta quarta-feira, em Gaza, na sexta madrugada consecutiva de bombardeios israelenses à faixa, depois que um foguete palestino matou um imigrante tailandês no Estado judeu, informaram fontes médicas.

Horas depois do último ataque, o Exército israelense efetuou uma breve incursão terrestre no norte da faixa na qual deteve 15 palestinos, segundo moradores da região.

Os detidos recolhiam cascalho perto da cidade de Beit Lahiya, atividade que se tornou comum nos últimos meses devido à ausência de materiais de construção na Faixa de Gaza, motiva, por sua vez, pelo bloqueio israelense.

O ataque desta madrugada aconteceu pouco após a meia-noite (horário local), no norte de Gaza, perto do campo de refugiados de Jabalya. Em nota, o Exército israelense anunciou ter acertado um "armazém de armamentos", sem dar mais detalhes.

Grupos "jihadistas" opostos ao movimento islamita Hamas, que controla Gaza, são os responsáveis pelos últimos disparos de projéteis do tipo Qassam, fabricados a partir de encanamentos, e que raramente causam vítimas, embora causem distúrbios sociais e pressão sobre seu Governo.

Segundo dados do Exército israelense, onze foguetes foram lançados de Gaza contra Israel desde quinta-feira passada, quando foi registrada a primeira morte por um projétil palestino desde a ofensiva israelense em Gaza de dezembro de 2008 e janeiro de 2009, que deixou cerca de 1.400 palestinos mortos, em sua maioria civis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h29

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host