UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 15h17

Obama conversa com Brown, Sarkozy e Merkel sobre Irã e O.Médio

Washington, 24 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou hoje de uma videoconferência com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown; o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, na qual conversou sobre o Oriente Médio e o Irã.

Segundo Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca, a conferência "foi parte das consultas contínuas" dos EUA com seus "parceiros europeus".

De acordo com Gibbs, a conversa foi sobre "os próximos passos da comunidade internacional em relação ao Irã, ao processo de paz do Oriente Médio e aos assuntos econômicos globais", acrescentou.

Além disso, o porta-voz disse que os três líderes europeus parabenizaram o presidente americano por ter conseguido levar a reforma do sistema de saúde adiante.

A videoconferência aconteceu um dia depois da reunião entre Obama e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, e que transcorreu, segundo Gibbs, de uma maneira "honesta e direta".

A relação entre EUA e Israel ficou tensa nos últimos meses devido à construção de assentamentos judaicos em áreas reivindicadas pelos palestinos.

Os EUA pediram a Israel para que interrompa a construção desses assentamentos, e Netanyahu reiterou que os assentamentos continuarão em terras que, em sua opinião, farão parte de Israel após qualquer acordo de paz com os palestinos.

Sobre o Irã, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta semana que os EUA estão "resolvidos a impedir que o Irã tenha armas nucleares".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host