UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 20h35

Obama pede fim da repressão e liberdade de presos políticos em Cuba

Washington, 24 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje o fim da repressão, a libertação de todos os presos políticos e o respeito aos direitos humanos em Cuba.

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama assegurou que os últimos eventos em Cuba, como a morte em greve de fome do preso político Orlando Zapata e a repressão contra as Damas de Branco, são "profundamente preocupantes".

Para o presidente americano, os incidentes mostram que "em vez de abraçar a oportunidade de entrar numa nova era, as autoridades cubanas seguem respondendo às aspirações do povo de punhos fechados".

"Peço o fim da repressão, a libertação imediata e incondicional de todos os presos políticos em Cuba e o respeito aos direitos básicos do povo cubano", afirma Obama.

O presidente lembrou no comunicado que, ao longo do ano passado, o Governo americano deu passos para tentar buscar uma nova era nas relações com Havana.

"Sigo comprometido em apoiar o simples desejo do povo cubano de determinar livremente seu futuro e desfrutar dos direitos e das liberdades que definem o continente americano, e que deveriam ser universais para todos os seres humanos", reforçou Obama.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host