UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 15h53

Papa defende casamento e diz que não há oposição entre fé e ciência

Cidade do Vaticano, 24 mar (EFE).- O papa Bento XVI afirmou hoje que na sociedade atual o casamento aparece como um "contrato temporário que pode ser rompido" e, após lembrar que a união deve ser entre um homem e uma mulher, frisou que o verdadeiro amor é "fiel".

O pontífice também afirmou que "não há oposição" entre fé e ciência, que "não se excluem, mas se harmonizam e complementam". Segundo ele, estudando as leis da matéria se pode chegar, por analogia, ao autor da Criação, Deus.

A defesa do casamento foi parte de uma mensagem do pontífice aos participantes do 10º Fórum Internacional dos Jovens, organizado pelo Conselho Pontifício para os Laicos, realizado no sul de Roma. Já o comentário sobre a fé foi feito na tradicional audiência papal durante a missa das quartas-feiras.

"Em um contexto cultural em que muitas pessoas consideram o casamento um contrato temporário que pode ser rompido, é de vital importância compreender que o verdadeiro amor é fiel, uma doação definitiva", afirmou o Bispo de Roma.

Bento XVI declarou que Deus criou o ser humano mulher e homem e que, pelo fato de que Deus é amor e o homem sua imagem, sua vida só é plenamente vivida no amor.

O papa também reiterou a "necessidade" de salvaguardar a vida desde o momento da concepção até a morte natural, lembrando que se celebra amanhã na Polônia a Jornada pela Vida.

Bento XVI aproveitou para exortar as pessoas a começar iniciativas em favor da vida, para sensibilizar a sociedade além de convocar os jovens a descobrir a grandeza e a beleza do casamento.

O pontífice deve se reunir amanhã com milhares de jovens para preparar a 25ª Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no dia 28 de março, Domingo de Ramos, em todas as dioceses do mundo.

O encontro é uma prévia para a Jornada Mundial da Juventude que será realizada em Madri, em agosto de 2011, em que se espera a presença de dois milhões de jovens de todo o mundo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host