UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 06h23

Para Coreia do Sul, Kim Jong-il passa por tratamento de diálise

Seul, 24 mar (EFE).- A Coreia do Sul acredita que o líder comunista norte-coreano, Kim Jong-il, recebe periodicamente tratamento de diálises por seus problemas renais, sofre de diabetes e tem pressão alta, informou hoje a agência sul-coreana "Yonhap".

O diretor do Instituto para a Estratégia de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Nam Sung-wook, disse hoje que Kim, de 68 anos, parece receber diálises uma vez cada duas semanas por uma falha renal crônica, que também deixaria suas unhas brancas.

Segundo os serviços de Inteligência dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, o líder norte-coreano sofreu um derrame cerebral em agosto de 2008, mas se recuperou.

Nam disse que, antes do derrame, o líder norte-coreano parecia sofrer uma doença circulatória por seu peso excessivo, aproximadamente 86 quilos, apesar de sua baixa estatura, perto de 1,65m.

O diretor disse ainda que suspeita que Kim sofreu o derrame por volta de 15 de agosto de 2008 e, depois que se recuperou, em janeiro de 2009, iniciou uma dieta até chegar ao peso de aproximadamente 70 quilos.

Em relação à sucessão no regime comunista, Nam afirmou que o filho mais novo do líder norte-coreano, Kim Jong-eun, parece estar adquirindo experiência em vários campos, mas a morte repentina de seu pai poderia gerar o caos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h29

    -0,93
    3,149
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h35

    1,09
    68.719,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host