UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 12h16

Alemanha se dispõe a aceitar ajuda conjunta à Grécia

Bruxelas, 25 mar (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje estar disposta a trabalhar em uma solução para a crise na Grécia que combine a ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional e empréstimos bilaterais dos membros da zona do euro.

"Vamos trabalhar para conseguir contemplar uma combinação entre o FMI e a ajuda bilateral" dos Estados-membros em que o euro circula, afirmou Merkel ao chegar a Bruxelas para a cúpula de chefes de Estado e de Governo do bloco, onde participará da cúpula de líderes realizado hoje e amanhã.

No entanto, Merkel reiterou que esta ajuda à Grécia só deverá ser empregada em último caso, se o Governo grego não conseguir conseguir financiamento nos mercados.

As declarações indicam uma mudança na postura da chanceler, que até agora resistia à ideia de debater o assunto na cúpula.

Hoje mesmo, pela manhã, Merkel declarou no Parlamento alemão que a "Grécia não precisa de ajuda". Ela também disse que exigiria dos colegas europeus um endurecimento nas regras de disciplina orçamentária na UE.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host