UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 12h00

Bin Laden ameaça matar reféns americanos

Cairo, 25 mar (EFE).- O líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, ameaçou hoje matar todo americano que seu grupo tiver e fizer refém se o suposto cérebro dos atentados de 11 de setembro de 2001 for executado.

Em uma mensagem de áudio transmitida pela rede de TV "Al Jazira", Bin Laden disse que, no dia em que os EUA tomarem a decisão de executar Khaled Shaij Mohammed, a Al Qaeda executará todos os americanos em seu poder.

"A Casa Branca expressou seu desejo de executá-lo. O dia em que os EUA tomarem essa resolução terão tomado a decisão de executar todos os americanos que estiverem em nosso poder", afirmou o líder terrorista.

Além disso, Bin Laden disse que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segue os passos de seu antecessor, George W. Bush, "em muitos assuntos importantes, como na escalada da situação no Afeganistão" e no tratamento dado aos presos da Al Qaeda, entre eles Shaij Mohammed.

Além disso, o líder terrorista lembrou que, apesar de os americanos acharem que estão em um lugar seguro por viverem cercados por um oceano, sofreram um ataque "forte e estrondoso" em seu próprio país em 11 de setembro de 2001.

Atualmente, não existem registros de reféns americanos em poder da Al Qaeda Laden ou de alguma outra organização terrorista ligada a Bin Laden.

A gravação transmitida hoje é subsequente à mensagem do terrorista divulgada em 29 de janeiro também pela "Al Jazira". Nela, Bin Laden acusava os países industrializados de serem responsáveis pela mudança climática.

Já sobre o áudio apresentado nesta quinta-feira, o comentarista da "Al Jazira" Abdel Bari Atwan disse que o comunicado de Bin Laden pode ser um sinal de que a Al Qaeda está planejando alguma operação para sequestrar americanos.

Em 11 de fevereiro deste, o Departamento de Defesa dos EUA apresentou acusações e pediu pena de morte para Shaij Mohammed e outros cinco membros da Al Qaeda relacionados aos atentados de 11 de setembro, nos quais quase 3 mil pessoas morreram.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host