UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 09h55

Bispo irlandês admite atitude "inadequada" em caso de pedofilia

Dublin, 25 mar (EFE).- O bispo de Waterford e Lismore, William Lee, considerou hoje "seriamente inadequada" suas próprias atitudes nas investigações sobre abusos sexuais cometidos contra menores por um sacerdote da mesma diocese, no sudeste da Irlanda.

Em comunicado enviado à emissora irlandesa "RTE", o bispo pediu perdão por demorar dois anos para informar à Polícia sobre as acusações feitas por três pessoas em 1993, quando já eram adultos, sobre os abusos sexuais sofridos por um sacerdote, a quem eles não identificam.

Na nota, o bispo lamenta que não tivesse ordenado a suspensão imediata das responsabilidades eclesiásticas do padre acusado de pedofilia. Em vez de suspenso, o sacerdote foi apenas transferido para outra paróquia.

Lee conta que se reuniu com as supostas vítimas pela primeira vez em dezembro de 1993 e em várias outras ocasiões no ano seguinte para ouvir as denúncias. Ele também afirma que não pediu a eles para ficarem em silêncio, como ocorreu em outros casos de pedofilia.

O bispo também assinala que "ficou satisfeito" com relação à veracidade das acusações graças às provas apresentadas pelas vítimas.

Ainda assim, acrescenta Lee, o sacerdote foi transferido a outra paróquia depois de um atestado psiquiátrico assegurar que o suspeito podia continuar trabalhando com menores sem risco algum para eles.

No entanto, o bispo reconheceu que suas atitudes tinham sido "seriamente inadequadas" em outubro de 1995. Na época, as autoridades eclesiásticas estavam prestes a publicar as novas linhas de atuação para abordar denúncias de abusos sexuais e isso motivou Lee comunicar as denúncias do padre à Polícia.

Seis semanas depois, o sacerdote foi exonerado de seu Ministério. Não se sabe, por enquanto, se ele teve contato com menores durante os dois anos que Lee atrasou a suspensão.

O bispo acrescenta na nota que as três vítimas decidiram não apresentar acusações contra o padre nos tribunais irlandeses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host