UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 14h58

França e Alemanha chegam a acordo sobre ajuda à Grécia

(acrescenta detalhes do conteúdo do acordo) Bruxelas, 25 mar (EFE).- França e Alemanha chegaram hoje a um acordo sobre a ajuda que a Grécia pede para fazer frente à grave crise financeira que enfrenta, informaram à Agência Efe diplomatas europeus.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, realizaram hoje uma reunião prévia à cúpula da União Europeia (UE) na qual conseguiram um compromisso sobre as características do mecanismo financeiro que se poria à disposição da Grécia.

Segundo fontes as diplomáticas francesas, trata-se de empréstimos bilaterais, de caráter voluntário, que outorgariam os membros europeus a taxas de juros menos onerosas que as atualmente exigidas pelo mercado às finanças gregas.

O acordo também contempla, como veio exigindo Merkel, uma contribuição do FMI, que poderia ser o primeiro a intervir, se fosse solicitado.

Segundo outras fontes, a taxa de juros dependerá de estados que contribuam com empréstimos à Grécia, já que cada um obtém do mercado um preço diferente e repercutirá esse custo na quantia que conceder Tesouro grego.

Além disso, a taxa de juros está condicionada ao volume da contribuição que for feita pelo FMI, cujos juros são inferiores aos do mercado.

A fórmula franco-alemã tem que ser discutida ainda pelo resto dos membros da zona do euro e depois formalizada pelo conjunto da União.

Para isso, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, começou a sondar os outros dirigentes da zona do euro e, se obtiver seu acordo, poderia convocar esta noite uma reunião especial dos membros da zona do euro que fixaria os detalhes.

A julgar pelas imagens divulgadas pelo serviço audiovisual do Conselho Europeu, a atmosfera entre os chefes de Estado e de Governo era de satisfação no início da cúpula, com cumprimentos e sorrisos ao primeiro-ministro grego, Yorgos Papandreu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host