UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 21h03

Rainha da Suécia reforça em SP luta contra tráfico de menores

São Paulo, 25 mar (EFE).- A rainha Silvia da Suécia pediu hoje em São Paulo o combate à pornografia e à prostituição infantil para evitar o tráfico de menores, em que, segundo ela, as vítimas sempre são "usadas" mais de uma vez.

"O tráfico de pessoas funciona como qualquer outro negócio e sem demanda não há oferta. Considero imperativo que mais medidas sejam criadas não só para ajudar as vítimas, mas para reduzir e, ao fim, acabar com a demanda de exploração sexual comercial de crianças", afirmou.

A monarca sueca participou hoje em São Paulo do Seminário Regional sobre Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual promovido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Governo da Suécia, país que desde meados dos anos 90 lidera o combate a delitos do tipo.

"É importante que reconheçamos que a demanda de sexo com menores é uma força que impulsiona fortemente esse problema global e, portanto, deve ser abordada imediatamente. O dinheiro que vem dos clientes cria e mantém os mercados e, obviamente, as crianças social e economicamente são vulneráveis", continuou a rainha.

O tráfico humano, crime que segundo a UNODC movimenta US$ 32 bilhões por ano, é o terceiro mais lucrativo no mundo, depois do narcotráfico e do mercado ilegal de armas. A rainha sueca ressaltou, porém, que ao contrário das drogas e da munição, só usadas uma vez, "as vítimas circulam de um lugar para outro".

A rainha Silvia, de origem alemã, falou em português, língua de sua mãe, e lembrou os anos da infância vividos em São Paulo, entre 1947 e 1957. Após discursar, se reuniu no hotel do seminário com a apresentadora Xuxa.

Além da rainha Silvia, que entrou e saiu do seminário acompanhada da primeira-dama, Marisa Letícia, também participaram dos eventos ministros brasileiros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host