UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 06h08

"The New York Times" vai indenizar Governo de Cingapura por críticas

Kuala Lumpur, 25 mar (EFE).- O jornal americano "The New York Times" pediu hoje perdão e anunciou que compensará com US$ 166 mil o Governo de Cingapura por um artigo sobre a dinastia política da poderosa família Lee, informou o advogado do clã.

A edição internacional do periódico publicou nesta manhã uma nota na qual se desculpou por ter ofendido o primeiro-ministro, Lee Hsieng Loong; seu pai, Lee Kuan Yew; e o ex-chefe do Executivo Goh Chok Tong, segundo o advogado Davinder Singh.

O jornal admitiu que o artigo, do mês passado e intitulado "Tudo fica em família", põe em dúvida a capacidade de Lee filho para presidir o Governo cingapuriano.

Lee Kuan Yew, "pai" da independência de Cingapura, foi primeiro-ministro entre 1965 e 1990, quando cedeu o posto a Goh Chok Tong, que ficou no cargo até que Lee Hsieng Loong subiu ao poder, em 2004.

Tanto o veterano Lee como Goh ainda ocupam pastas como ministros assessores no gabinete.

O texto no "New York Times", assinado pelo colunista Philip Bowring, afirmava que a situação "faria supor que o jovem Lee não chegou ao posto por seus próprios méritos", explicou Singh.

Cingapura, governado desde a independência em 1965 pelo Partido de Ação Popular fundado por Lee Kuan Yew, exerce forte controle sobre a imprensa local - sujeita a censura prévia -, e estrangeira, à qual declara guerra nos tribunais em caso de críticas.

Em várias ocasiões, o Executivo enfrentou publicações que questionaram a independência do sistema judiciário cingapuriano ou acusaram os Lee de corrupção e nepotismo.

As autoridades cingapurianas defendem esta política, argumentando que é necessária para garantir a estabilidade que permitiu à cidade-estado conseguir o nível de desenvolvimento que a transformou na economia mais avançada da região.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host