UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 12h13

Villepin criará partido político após fracasso eleitoral de Sarkozy

Paris, 25 mar (EFE).- O ex-primeiro-ministro francês Dominique de Villepin anunciou hoje a criação de um partido político oposto ao presidente Nicolas Sarkozy, a quem acusou de ter "fracassado" no Governo, como mostram os resultados das eleições regionais de domingo passado.

Em uma movimentada entrevista coletiva, o conservador Villepin assegurou que no dia 19 de junho ocorrerá o congresso de fundação de seu novo partido, que será "livre, independente e aberto a todos" e trabalhará para apresentar novas opções aos franceses.

O ex-primeiro-ministro criticou que Sarkozy não tenha mudado o rumo de sua política após o golpe das eleições regionais, nas quais a União por um Movimento Popular (UMP, partido de Sarkozy) obteve apenas 35,4% dos votos, contra 54,1% da esquerda francesa.

"Tenho a impressão de que, no dia seguinte às eleições, não aconteceu a mudança política necessária", afirmou Villepin. Para ele, as políticas dirigidas por Sarkozy fracassaram.

O ex-chefe do Executivo se disse "inconformado" com as atuais políticas. Ele criticou a "dispersão de reformas que não conseguem os objetivos e que não contam com a adesão dos franceses".

"Apenas uma mudança política permitirá à França estar em uma posição de recuperação", acrescentou.

O ex-primeiro-ministro francês não revelou se vai se candidatar nas próximas eleições presidenciais, previstas para 2012, mas assinalou que seu partido trabalhará para dar novas alternativas aos cidadãos.

Sem apresentar muitos detalhes de sua linha política, Villepin criticou a supressão de postos de funcionários empreendida pela administração de Sarkozy justo em um momento no qual "os franceses reivindicam mais enfermeiras e mais policiais".

Ele também se declarou fiador de uma maior justiça social através de uma melhor fiscalização porque não se pode tolerar "viver em um país que chegou a tais situações de desigualdade e injustiça".

O deputado François Goulard, aliado de Villepin, considerou evidente a necessidade de apresentar uma alternativa a Sarkozy nas eleições presidenciais de 2012, tendo em vista os resultados das eleições regionais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host