UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 16h24

Visita do presidente do País Basco reforça relação entre Brasil e Espanha

Brasília, 25 mar (EFE).- A visita ao Brasil do presidente do Governo do País Basco (lehendakari), Patxi López, que terminou hoje, serviu para reforçar a "intensa" relação com a Espanha, afirmou o embaixador espanhol em Brasília, Carlos Alonso Zaldívar.

Durante sua estadia no Brasil, aonde chegou no domingo passado, López se reuniu com dezenas de empresários brasileiros, assim como com autoridades de diversos ministérios, e foi inclusive recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em declarações à Agência Efe, o embaixador espanhol explicou que foram compartilhadas na reunião com Lula impressões comuns sobre o modo de fazer política "para todos".

Em seu último dia em Brasília, López se reuniu hoje com autoridades do Ministério de Minas e Energia e foi recebido pelo ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Segundo o embaixador, López "levou uma ideia e uma imagem" muito precisas dos planos de desenvolvimento do Brasil, em particular nas áreas de energia e de transporte ferroviário e fluvial, "nas quais a Espanha pode oferecer muito", disse.

Além disso, está programado para setembro um seminário no Rio de Janeiro no qual empresas bascas e brasileiras discutirão as prováveis áreas de uma futura cooperação no setor marítimo, com destaque para a indústria petrolífera.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host