UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 16h41

Barroso parabeniza EUA e Rússia por acordo de desarmamento

Bruxelas, 26 mar (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), José Manuel Durão Barroso, parabenizou hoje Rússia e Estados Unidos pelo "histórico" acordo para a redução dos arsenais nucleares das duas partes.

Durante discurso em Bruxelas, Barroso disse que "não poderia haver um sinal mais positivo para nossos esforços do que um acordo entre EUA e Rússia sobre um novo tratado de redução de armas nucleares".

"A UE apoia totalmente os esforços internacionais para a não-proliferação", afirmou Barroso, e acrescentou que, por esse motivo, "não hesitaremos em apoiar uma nova rodada de sanções contra o Irã caso continue ignorando as preocupações internacionais".

O novo tratado de desarmamento nuclear entre EUA e Rússia, que será assinado no dia 8 de abril em Praga, contempla a redução de aproximadamente 30% das ogivas nucleares das duas partes, que ficarão limitadas a 1.550 por país.

O acordo foi anunciado após uma conversa telefônica entre os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Dmitri Medvedev.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host