UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 11h48

Dissidente cubano se diz disposto a morrer por seus ideais

Santiago do Chile, 26 mar (EFE).- O dissidente cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome há um mês, se mostrou hoje disposto a demonstrar ao mundo que é capaz de morrer por seus ideais e por sua pátria para "desacreditar" o Governo de Cuba.

"Esta é um situação que não acontece todos os dias com um patriota, poder demonstrar para todo o mundo que é capaz de morrer por seus ideais e pelo bem de sua pátria", declarou Fariñas à "Radio Cooperativa", do Chile.

O cubano, de 48 anos, começou sua greve de fome dois dias depois da morte do também dissidente Orlando Zapata, falecido em 23 de fevereiro, para pedir ao presidente de Cuba, o general Raúl Castro, a soltura de 26 dissidentes que estariam muito doentes.

Segundo o opositor, o Governo cubano pode tratar a morte de Zapata "como uma casualidade, mas minha morte já seria uma generalidade do comportamento" do Estado.

"Acho que vai se conseguir que o mundo perceba que os opositores políticos cubanos são eliminados há mais de meio século", apontou.

Fariñas criticou a "suposta solidariedade" do Governo cubano no exterior para "evitar que o mundo se fixe nas barbaridades e crueldades humanitárias que faz no interior".

O dissidente cubano está internado desde o dia 11 na unidade de terapia intensiva do hospital de Santa Clara, a 270 quilômetros ao leste de Havana, depois de ter sofrido uma paralisia renal durante 36 horas.

O opositor explicou que está pedindo "um gesto de boa vontade por parte do Governo cubano" e lembrou como Raúl Castro lamentou a morte de Zapata durante a visita à ilha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 23 de fevereiro.

"Se seu lamento não foi cínico, hipócrita e falso, para que não tenha que lamentar outras mortes, que por favor ponha os dissidentes em liberdade para que não exista outro Orlando Zapata", concluiu Fariñas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host