UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 14h44

Novo Start reflete equilíbrio de interesses entre Rússia e EUA, diz Kremlin

Moscou, 26 mar (EFE).- O novo tratado de desarmamento fechado hoje pelos presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e Estados Unidos, Barack Obama, reflete "o equilíbrio de interesses" entre ambas as potências nucleares, segundo o Kremlin.

"Este tratado reflete o equilíbrio de interesses de ambos os países (...), e marca a passagem para um novo nível nas relações bilaterais para o desenvolvimento de uma cooperação estratégica", assegurou Natalia Timakova, porta-voz do Kremlin.

A porta-voz de Medvedev assegurou que os presidentes se congratularam por terem "resolvido o objetivo primordial: concordar com cortes reais das armas estratégicas ofensivas de maneira paritária, respeitando o princípio de uma segurança equitativa e indivisível".

"O tratado referendará o compromisso da Rússia e dos EUA, as duas maiores potências nucleares, com a redução de seus arsenais estratégicos ofensivos, conforme o espírito e a letra do Tratado de Não-Proliferação (TNP)" nuclear, informou Natalia.

Os presidentes russo e americano colocaram hoje um ponto final a quase um ano de negociações nucleares com o anúncio de um acordo definitivo sobre o novo Tratado entre Rússia e EUA sobre Medidas para a Posterior Redução e Limitação de Armas Estratégicas Ofensivas.

Em termos gerais, o novo tratado reduz em 30% o número de ogivas nucleares, para 1.550 por país, e limita a 800 o número de vetores estratégicos, como mísseis intercontinentais, submarinos e bombardeiros estratégicos.

Os dois presidentes acertaram também que o novo tratado será assinado no dia 8 de abril em Praga, após o qual se espera que se inicie o processo de ratificação parlamentar, que a Rússia defende que seja realizado de forma sincronizada.

Atualmente, os EUA têm 5.576 ogivas nucleares e 1.198 vetores, enquanto a Rússia dispõe de 3.909 cargas atômicas e 814 vetores, segundo a agência oficial russa "RIA Novosti".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host