UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 12h58

Obama: acordo nuclear com a Rússia é o mais amplo em 20 anos

Washington, 26 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que o tratado de desarmamento nuclear fechado com a Rússia é o "mas amplo" para o controle de armas atômicas das últimas duas décadas.

Em uma conversa com jornalistas, Obama destacou que com o acordo, uma mostra da nova relação construtiva com a Rússia, os dois países "enviam um sinal claro de que querem liderar" a não-proliferação nuclear no mundo.

O presidente falou com a imprensa acompanhado da secretária de Estado, Hillary Clinton; do secretário de Defesa, Robert Gates, e do chefe das Forças Armadas, o almirante Mike Mullen.

Em termos gerais, o novo acordo, que substitui o que foi assinado em 1991 e venceu em dezembro passado, reduz em 30% o número de ogivas nucleares, até 1.550 por país, e limita a 800 o número de vetores estratégicos, como lançadores de mísseis intercontinentais, submarinos e bombardeiros estratégicos.

O tratado será assinado em 8 de abril, em Praga (República Tcheca), a mesma cidade onde Obama anunciou, no passado, seu compromisso com a não-proliferação e o controle dos armamentos nucleares.

O presidente americano revelou que hoje mesmo telefonou para seu colega russo, Dmitri Medvedev, para pôr fim a um ano de negociações sobre a renovação do tratado antigo.

"Desde que tomei posse, minha maior prioridade em matéria de segurança nacional foi enfrentar a ameaça representada pelas armas nucleares", disse Obama, que explicou que, apesar de um mundo sem este tipo de armamento ser impossível a curto prazo, o acordo com a Rússia é um passo "fundamental" neste caminho.

Além disso, destacou o chefe de Estado, o tratado é um novo exemplo do esforço que seu Governo está fazendo para "reforçar" as relações entre os dois países.

"Quando os Estados Unidos e a Rússia cooperam de maneira efetiva, alcançamos progressos que beneficiam as duas nações e também a prosperidade e a segurança do mundo inteiro", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host