UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 17h04

Reino Unido considera "histórico" acordo de desarmamento nuclear

Londres, 26 mar (EFE).- O Reino Unido qualificou hoje de "histórico" o novo acordo de desarmamento nuclear alcançado entre Estados Unidos e Rússia e pediu à comunidade internacional para defender por "esforços arrumados" para a eliminação deste armamento com os quais fazer frente a países como Coreia do Norte ou Irã.

Mediante um comunicado, o titular de Exteriores britânico, David Miliband, pediu à comunidade internacional que aproveite "a oportunidade que este acordo traz para a Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação (TNP) de armas nucleares", que acontecerá em maio na sede das Nações Unidas.

Miliband destacou a importância que existam "esforços continuados por parte de todos os Estados em poder de armas nucleares para trabalhar para sua total eliminação".

"Isto significa que deve haver uma ação ajustada por parte da comunidade internacional para enfrentar países como Coreia do Norte e Irã, que buscam desenvolver armas nucleares infringindo seus compromissos do tratado", advertiu o ministro.

O Reino Unido corroborou seu "firme compromisso" na colaboração por "um mundo livre de armamento nuclear" e lembrou que este país já adotou medidas para se assegurar que mantém "a mínima capacidade requerida para fornecer uma dissuasão efetiva".

"O anúncio histórico de hoje ajudará a abrir o caminho para reduções futuras. Tão em breve quanto seja pertinente fazê-lo, o Reino Unido está disposto a incluir seu arsenal nuclear em processo de desarmamento multilateral futuro", acrescentou Miliband.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host