UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 01h57

Secretário de Defesa dos EUA está "cautelosamente otimista" sobre Afeganistão

Washington, 25 mar (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse hoje que está "cautelosamente" otimista sobre as possibilidades de êxito da campanha militar contra os grupos talibãs no Afeganistão.

"Acho que há bases para um otimismo cauteloso nestes momentos em que cobramos pulso de nossa campanha para fazer os talibãs retrocederem e o Governo do Afeganistão mostra maior disposição a assumir mais responsabilidades", disse.

O chefe do Pentágono compareceu junto à secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, em uma audiência da subcomissão de Dotações do Senado para pedir mais fundos para as operações militares no Afeganistão e Iraque.

Gates afirmou que, embora ainda não tenham chegado a maioria dos 30 mil soldados pedidos pelo presidente Barack Obama para o Afeganistão, há esperança de que a situação esteja se voltando contra os talibãs, porém "é possível que se passem vários meses até que tenhamos resultados visíveis".

Além disso, advertiu que deve haver cautela, sem "ambições exageradas de verdadeira estabilidade e segurança" em um país que viveu guerras durante as últimas três décadas.

O Governo do presidente Obama pediu mais de US$ 35 bilhões em fundos adicionais, principalmente para apoiar o aumento de pessoal civil e militar no país asiático.

Gates garantiu que, com o aumento de forças, tanto dos Estados Unidos como da Otan, o objetivo é convencer a população afegã de que os talibãs estão se retirando. Segundo ele, os talibãs são "incrivelmente impopulares", e as pessoas não os seguem, mas se sentem "intimidadas por eles".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host