UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 12h31

Tratado entre EUA e Rússia reduzirá arsenal nuclear em 30%

Washington, 26 mar (EFE). - O novo tratado de desarmamento nuclear entre Estados Unidos e Rússia, que será assinado no dia 8 de abril em Praga, contempla a redução de aproximadamente 30% das ogivas nucleares das duas partes, que ficarão limitadas a 1.550 por país.

O acordo foi anunciado após uma conversa telefônica entre os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Dmitri Medvedev. Ambos destacaram a importância de as duas maiores potências nucleares poderem, com seu exemplo, incentivar o resto do mundo a avançar na não-proliferação.

Segundo a Casa Branca, EUA e Rússia só poderão ter 800 vetores estratégicos, como são chamados os equipamentos que permitem lançamentos à longa distância, como mísseis intercontinentais, submarinos e bombardeiros estratégicos. Quase 700 destes equipamentos poderão estar prontos para o uso.

O novo tratado representa um maior compromisso de desarmamento entre as duas potências em comparação ao acordo Start, selado em 1991 e que expirou em dezembro passado.

O Start foi o primeiro esforço para reduzir o arsenal atômico com o qual as duas potências se ameaçavam mutuamente durante toda a Guerra Fria.

Sob o acordo, Washington e Moscou se comprometiam a reduzir o número de vetores nucleares a 1.600, enquanto o número de ogivas nucleares ficava restrito a seis mil.

Nos últimos 15 anos, no entanto, os dois países reduziram o número de ogivas para perto de 2.200. O novo tratado também simplifica os sistemas de verificação do desarmamento.

Medvedev e Obama decidiram hoje que o novo documento será assinado em Praga, mesma cidade onde o presidente americano pronunciou no ano passado um discurso no qual defendeu a luta contra a proliferação e o controle de armamento.

O tratado de desarmamento deverá ser ratificado pelos Parlamentos dos dois países.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host