UOL Notícias Notícias
 

27/03/2010 - 12h38

Abbas diz que Jerusalém é chave para paz no O.Médio

Argel, 27 mar (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, declarou hoje na abertura da 22ª cúpula da Liga Árabe, na Líbia, que Jerusalém constitui "a chave da paz" no Oriente Médio.

Segundo Abbas, sem Jerusalém o Estado palestino não teria nenhum sentido.

"Estamos determinados a defender cada pedra de Jerusalém. Não haverá nenhum acordo de paz sem que Jerusalém seja a capital da Palestina porque um Estado palestino sem Jerusalém como capital não tem nenhum sentido", declarou Abbas no discurso, transmitido pela TV líbia.

O presidente da ANP afirmou que não haverá nenhuma negociação indireta se o Governo israelense não por fim à construção de novas colônias judaicas em Jerusalém.

Além disso, Abbas fez uma chamada à comunidade internacional para que salve o projeto de dois Estados, um palestino e outro israelense, solução em que, segundo ele, "Israel não acredita".

Já o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos países árabes que apoiem as negociações indiretas entre Israel e os palestinos, ao considerar que dessas conversas deverá sair uma solução com Jerusalém como capital de dois Estados.

"Minha mensagem a vocês é que quaisquer que sejam nossas preocupações não há outras alternativas às negociações para uma solução de dois Estados, e nosso objetivo comum deve ser resolver todas as questões relativas ao estatuto final de um acordo sobre o futuro Estado palestino dentro de 24 meses", declarou Ban ao discursar na abertura da cúpula.

No discurso, o secretário-geral da ONU voltou a condenar os projetos israelenses de colonização na Jerusalém Oriental.

A reunião na Síria se autodenomina a cúpula de apoio à resistência da Jerusalém ocupada. A ocupação israelense da Cidade Santa centra os assuntos do dia, que incluem também propostas relativas a buscar soluções às divergências internas da comunidade árabe e sobre a reforma da Liga.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host