UOL Notícias Notícias
 

27/03/2010 - 11h38

Vaticano diz que enfrentar polêmica é crucial para Igreja

Cidade do Vaticano, 27 mar (EFE).- O Vaticano assegurou hoje que os "ataques midiáticos" pelos casos de padres pedófilos causaram "indubitavelmente dano" à Igreja e que o modo como se enfrentará isso "é crucial para sua credibilidade moral".

Assim afirmou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, que destacou que a autoridade do papa e o compromisso da Santa Sé em lutar contra esses abusos "saem fortalecidos".

Lombardi disse que "não é uma surpresa" a atenção dada nos últimos dias pela imprensa internacional aos casos de padres pedófilos denunciados na Europa junto aos já conhecidos na América do Norte, após a publicação da carta do papa aos católicos da Irlanda, outro país onde houve centenas de abusos sexuais a menores.

"Não é uma surpresa, já que o tema tem tal natureza como para atrair essa atenção, e o modo como a Igreja o enfrenta é crucial para sua credibilidade moral", assinalou Lombardi.

O porta-voz do papa ressaltou que, embora esses casos tenham acontecido há décadas, "reconhecê-los e fazer reparação perante as vítimas é o preço para restabelecer a justiça e purificar a memória".

Segundo o porta-voz, as respostas que estão chegando das diferentes conferências episcopais, entre elas as dos Estados Unidos, sobre medidas para uma correta gestão e prevenção dos abusos, são uma "boa notícia".

O porta-voz concluiu dizendo que a Igreja, nesta Semana Santa, pede a misericórdia e a graça de Deus.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host