UOL Notícias Notícias
 

28/03/2010 - 15h38

Arcebispo de Viena anuncia comissão para investigar abusos contra menores

Viena, 28 mar (EFE).- O arcebispo de Viena, cardeal Christoph Schönborn, anunciou hoje a criação de uma comissão independente para esclarecer os casos de abusos a menores perpetrados por membros da Igreja Católica na Áustria.

Estima-se que o grupo irá investigar mais de uma centena de casos .

Schönborn disse que encarregou à política democrata-cristã Waltradu Klasnic, ex-chefe do Governo do Estado federado da Estíria, de formar a comissão, que será financiada pela Igreja Católica mas não contará com nenhum religioso.

"Queremos garantir a independência da investigação", assegurou o arcebispo.

Ele disse que é "difícil" calcular quantos casos de abusos de menores serão analisados pela nova comissão, mas reconheceu que o número se situa sem dúvida "no campo dos três dígitos".

A ideia foi estimulada por outros bispos austríacos e não pretende evitar uma investigação estadual, mas facilitar a cooperação entre uma e outra, acrescentou.

O arcebispo disse que, em caso de "suspeita grave", dever ser feita uma denúncia policial, embora defenda que é preciso respeitar o silêncio das vítima que preferirem manter o caso em sigilo.

Schönborn não descartou que Klasnic possa decidir o pagamento de eventuais indenizações às vítimas de abusos, assim como o financiamento de tratamentos.

O anúncio do arcebispo de Viena vem à tona quatro dias depois que uma associação austríaca de vítimas de abusos sexuais por parte de religiosos católicos pediu uma investigação independente do Estado para esclarecer os numerosos casos que estão saindo à luz.

A associação também quer criar mecanismos para proteger as vítimas em potencial, já que em muitos casos os autores dos abusos seguem em atividade.

Nas últimas semanas numerosos casos de abusos em instituições católicas austríacas foram denunciados. Alguns inclusive já foram prescritos pela passagem do tempo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h39

    0,17
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h42

    0,31
    63.455,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host