UOL Notícias Notícias
 

28/03/2010 - 16h10

Chile cria escritório único para relações com Argentina, Bolívia e Peru

Santiago do Chile, 28 mar (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno, afirmou hoje que será criado um escritório exclusivo para tratar com a Argentina, a Bolívia e o Peru.

Em declarações divulgadas hoje pelo jornal "El Mercurio", Moreno disse que o Executivo chileno considera estes três países prioritários em suas relações diplomáticas. O ministro afirmou que o escritório, "é simplesmente a expressão prática do que conversamos".

"Se vamos ter uma predileção nos temas vizinhos, queremos que haja gente que trabalhe com isso de forma exclusiva. É preciso investir recursos nisso porque temos uma agenda grande", acrescentou Moreno.

Sem deixar de reconhecer as diferenças que esses três países têm, o Chanceler chileno assegurou que atualmente têm muito boas relações com eles. "Achamos que podemos avançar em assuntos de interesse mútuo com um olhar de futuro", comentou.

A respeito da reivindicação peruana perante a Corte Internacional de Haia, Moreno disse que houve gestos positivos como o fato do presidente Alan García ter vindo pessoalmente ao Chile acompanhar a ajuda para os desabrigados do terremoto.

Com a reivindicação em Haia, o Peru pede para modificar a seu favor o limite marítimo com o Chile e obter 35 mil quilômetros quadrados de território que agora estão sob soberania de seu vizinho.

Lima baseia sua demanda no argumento de que os limites nunca foram fixados, e que o Chile contesta o Perue baseando-se em dois tratados, assinados em 1952 e 1954, que o país reconheceu durante 50 anos, além de uma série de acordos complementares posteriores.

Também se referiu às relações com a Bolívia, país que reivindica uma saída soberana ao mar. Moreno reafirmou que existe uma agenda de 13 pontos entre ambos países, um dos quais se refere a uma saída para o Pacífico.

A Bolívia perdeu seu litoral em uma guerra que travou contra o Chile junto com o Peru no fim do século XIX.

"Em alguns pontos há avanços e em outros nem tanto. Até agora houve conversas, mas prefiro informá-las quando existirem coisas mais concretas", acrescentou o chanceler.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host