UOL Notícias Notícias
 

28/03/2010 - 07h46

'Junk food' pode viciar tanto quanto tabaco e drogas, diz estudo

(embargada até as 13h - Brasília - de hoje).

Londres, 28 mar (EFE).- A 'junk food', comida de alto conteúdo calórico, pode viciar tanto quanto o tabaco e as drogas, segundo um estudo com ratos de laboratório publicado na última edição da revista científica "Nature".

Embora a descoberta não possa ser ligada diretamente também à obesidade em humanos, demonstra que um excesso de consumo desse tipo de comida pode provocar respostas viciosas no cérebro.

Os ratos estudados, ao serem alimentados com 'junk food', acabaram se tornando comedores compulsivos de comida altamente calórica.

O estudo lembra que os dependentes têm debilitada a capacidade de ativação dos circuitos cerebrais responsáveis pela lembrança de experiências positivas, já que deixam de desempenhar essas atividades pela gratificação que recebem dela, e o fazem através da adição.

Para a pesquisa, uma equipe do Scripps Research Institute da Flórida (EUA), liderada por Paul Kenny, mediu a sensibilidade dos ratos a esse tipo de experiência.

Quando os cientistas ofereciam aos ratos comida de alto conteúdo calórico como bacon, salsicha e bolo, junto a alimentos mais saudáveis que fazia, parte de sua dieta habitual, os animais optavam pela primeira e engordavam rapidamente.

A sensibilidade à lembrança de experiências positivas também caiu, como ocorre com os dependentes de drogas.

O enfraquecimento da resposta às lembranças agradáveis persistiu durante pelo menos duas semanas depois de terem abandonado o consumo de 'junk food'.

O estudo também revela uma queda nos níveis de um receptor específico de dopamina nos ratos com sobrepeso, fenômeno que também aparece nos humanos viciados em drogas.

Os cientistas diminuíram artificialmente os níveis do receptor de dopamina em outro grupo de ratos, o que acelerou sua perda de sensibilidade a lembranças positivas quando comiam alimentos altamente calóricos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host