UOL Notícias Notícias
 

28/03/2010 - 11h52

Missão humanitária parte para receber refém das Farc

Villavicencio (Colômbia), 28 mar (EFE).- A missão liderada pela senadora Piedad Córdoba partiu hoje, com colaboração do Exército brasileiro, da cidade de Villavicencio para a floresta do sul colombiano para receber o soldado Josué Daniel Calvo, que será libertado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O grupo partiu em um helicóptero brasileiro às 9h22 (11h22, Brasília), duas horas depois do previsto devido ao mau tempo na área onde a guerrilha entregará o refém.

Antes de partir, a senadora disse que a missão planeja retornar a Villavicencio, no centro da Colômbia, depois do meio-dia (14h) já com Calvo em liberdade.

A senadora deixou claro que a libertação do soldado, marcada para hoje, e a do sargento Pablo Emilio Moncayo, prevista para a terça-feira, serão as últimas feitas de forma unilateral pelas Farc.

Assim, a mediadora deu a entender que espera algum sinal do presidente Álvaro Uribe antes que deixe o poder, em 7 de agosto, sobre uma troca de reféns por rebeldes presos.

Uma vez libertados Calvo e Moncayo, a guerrilha passará a ter ainda 22 membros das forças de segurança sequestrados. As Farc dizem que só vão libertá-los se houver troca por rebeldes presos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host