UOL Notícias Notícias
 

28/03/2010 - 00h31

Uribe reitera facilidades para que as Farc libertem militares

Bogotá, 27 mar (EFE).- O presidente colombiano, Álvaro Uribe, reiterou neste sábado que, apesar do atentado de quarta-feira passada que causou 10 mortos e mais de 50 feridos, mantém as condições para que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) cumpram com a prometida libertação de dois militares.

Uribe assegurou que aceitou as condições das Farc para a entrega a uma comissão humanitária do sargento Pablo Emilio Moncayo e do soldado Josué Daniel Calvo, da mesma forma que os restos mortais do maior da Polícia Julián Guevara.

A libertação dos dois militares deve se materializar entre este domingo e a próxima terça-feira nas selvas do sul da Colômbia.

"É preciso dar algumas facilidades a estes bandidos da guerrilha para que os libertem", assinalou Uribe a jornalistas em Popayán.

Ele assegurou que o carro-bomba que explodiu na quarta-feira passada em Buenaventura, o principal porto colombiano no Pacífico, foi obra da frente "Manuel Cepeda Vargas" das Farc.

Uribe lembrou que as condições para libertar Calvo e Moncayo foram dadas desde o começo do ano passado, mas que "não os libertaram e, pelo contrário, adiaram simplesmente para fazer agora proselitismo eleitoral".

O presidente explicou que não revogou as condições para as anunciadas libertações porque está acima "a dor da mãe do major Guevara, que pelo menos quer ter certeza do destino final dos restos mortais de seu filho".

Uribe acrescentou que a inteligência da Polícia e do Exército lhe disse que com os atos terroristas as Farc pretendiam que as garantias para as libertações fossem suspensas.

Segundo Uribe se isso acontecesse, os rebeldes "lavariam as mãos, pretendem ficar como príncipes e dizer: íamos libertá-los e o presidente não deixou".

No entanto, reiterou que as facilidades para a operação humanitária liderada pela senadora de oposição Piedad Córdoba, pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e pela Igreja Católica, não são um "precedente de fraqueza".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host