UOL Notícias Notícias
 

31/03/2010 - 21h19

China aceita discutir nova rodada de sanções contra o Irã

Washington, 31 mar (EFE).- Finalmente a China aceitou discutir com os membros do Conselho Permanente da ONU uma possível nova rodada de sanções contra o Irã por seu programa nuclear, após meses de reservas e declarações em favor da via diplomática.

"A China aceitou sentar e começar negociações sérias em Nova York", disse a embaixadora dos EUA perante a ONU, Susan Rice, à rede de televisão "CNN".

Com esta mudança de posição por parte de Pequim, anunciada depois de uma conversa telefônica entre os diretores políticos dos membros permanentes do Conselho de Segurança (China, EUA, França, Reino Unido e Rússia) mais a Alemanha - as seis potências poderão começar a perfilar a minuta da resolução nos próximos dias.

Os EUA passou semanas consultando seus aliados sobre a linguagem do texto, mas a China tinha negado a falar de novas sanções enquanto os outros membros do Grupo queriam fazê-lo em uma conferência telefônica anterior, indicou a "ABC".

A Rússia também tinha se mostrado reticente, mas Washington assegura que Moscou apoia uma quarta rodada de sanções contra Teerã, a qual se deve centrar, na opinião dos EUA, na Guarda Revolucionária e nas entidades e grupos que a controlam.

Segunda-feira, a secretária de Estado de EUA, Hillary Clinton, disse no começo da reunião de ministros de Assuntos Exteriores do G8 no Canadá que confiava que a China iria participar da adoção de novas sanções contra o Irã.

Nas próximas semanas, "à medida que começarmos a trabalhar duro para tentar chegar a uma resolução no Conselho de Segurança, a China será envolvida", antecipou então Clinton.

Por sua vez, o presidente dos EUA, Barack Obama assegurou na terça-feira em uma entrevista coletiva conjunta com o líder francês, Nicolas Sarkozy, que espera que as sanções estejam prontas "em semanas", enquanto o líder francês assegurou que "é hora de tomar decisões" para evitar que o Irã prossiga com seu programa nuclear.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h09

    0,93
    3,287
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h14

    -1,94
    61.425,32
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host