UOL Notícias Notícias
 

31/03/2010 - 04h58

Confronto deixa seis mortos na Caxemira indiana

Nova Délhi, 31 mar (EFE).- Quatro suposto rebeldes e dois soldados morreram em um combate perto da Linha de Controle que separa a Caxemira indiana da paquistanesa, informou uma fonte do Exército da Índia.

O tiroteio, que durou 18 horas, começou na noite de terça-feira no distrito de Rajouri, na Caxemira indiana, segundo informações dadas pelo general Gurdeep Singh à agência indiana "Ians".

O combate se prolongou devido à escuridão e à densa floresta na região, cuja soberania é disputada por Índia e Paquistão desde a independência e partilha do subcontinente, no ano de 1947.

O Exército indiano assegurou na segunda-feira passada que cerca de 2.500 guerrilheiros querem invadir a Caxemira indiana, partindo do lado paquistanês da Linha de Controle, segundo a agência "Ians".

Na parte indiana da Caxemira atuam dezenas de grupos armados que reivindicam a independência da região ou sua anexação ao Paquistão.

Índia e Paquistão mantêm um desdobramento de centenas de milhares de soldados ao longo da fronteira em disputa, mas a melhora geral da situação de segurança na parte indiana levou o país a retirar cerca de 35 mil soldados nos últimos quinze meses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host