UOL Notícias Notícias
 

31/03/2010 - 02h33

EUA devolvem ao Japão controle sobre tráfego aéreo em arquipélago

Tóquio, 31 mar (EFE).- Os Estados Unidos devolveram nesta quarta-feira ao Japão o controle do tráfego aéreo sobre a principal ilha do arquipélago de Okinawa, base da maioria das forças norte-americanas em território japonês, informou a televisão estatal NHK.

Com uma cerimônia simbólica, o Japão recuperou os direitos de controle do tráfego aéreo sobre Okinawa (sul do país) pela primeira vez desde 1972, ano em que os EUA devolveram ao país asiático a administração do arquipélago que tinha ocupado após a Segunda Guerra Mundial.

Cerca de 50 autoridades, incluindo representantes do Ministério de Transporte japonês e do Exército americano, participaram na terça-feira de uma cerimônia no aeroporto de Naha, o principal de Okinawa, para marcar de maneira simbólica a transferência, que foi efetivada à 0h de quarta pelo horário japonês (12h de terça em Brasília).

Durante a cerimônia, os controladores aéreos americanos entregaram a seus colegas japoneses, sob responsabilidade do Ministério de Transporte japonês, os fones de ouvido e microfones que utilizam para se comunicarem e darem instruções às aeronaves.

Um dos representantes japoneses indicou que o controle do espaço aéreo de Okinawa era um sonho muito cobiçado pelo Japão.

Os dois países tinham definido em 2004 que a transferência do controle aéreo aconteceria em três anos, mas em 2008 decidiram adiar a mudança para o final de março de 2010.

Os EUA manterão o controle das decolagens e aterrissagens dos aviões militares americanos em suas bases, mas os controladores japoneses terão acesso à informação sobre os voos e poderão dar indicações.

As rotas de voos comerciais e militares se cruzam no espaço aéreo de Okinawa, por isso as aeronaves civis devem voar a baixa altitude para ceder espaço de manobra aos aviões militares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host