UOL Notícias Notícias
 

31/03/2010 - 08h03

Sobe para 12 número de mortos em novos atentados na Rússia

(atualiza número de mortos).

Moscou, 31 mar (EFE).- Pelo menos nove policiais e três civis morreram hoje e 27 pessoas ficaram feridas em dois atentados suicidas cometidos na República Autônoma do Daguestão, no norte do Cáucaso, informou a Promotoria russa.

"Doze pessoas morreram em consequência das explosões, nove delas policiais", declarou Vladimir Markin, porta-voz do comitê de Investigação da Promotoria, à agência "Interfax".

Dos 27 hospitalizados, oito estão em estado grave, segundo fontes da Administração de Kizliar, localidade onde ocorreram os atentados.

Segundo informações, a primeira explosão aconteceu às 8h42 (1h42 de Brasília), quando agentes da Polícia pararam um carro para revistá-lo.

Quando os policias se aproximaram, o motorista do veículo acionou uma bomba, que matou dois agentes e uma mulher que passava perto.

Passados 15 minutos, quando bombeiros, uma brigada operacional e soldados do Ministério de Situações de Emergência já tinham chegado ao local da explosão, outro terrorista suicida, disfarçado de policial, detonou um segundo explosivo, matando sete agentes.

As explosões aconteceram a cerca de 300 metros de uma escola e dos escritórios do Ministério de Interior e do Serviço Federal de Segurança (antigo KGB).

O ministro de Interior, Rashid Nurgaliev, ordenou o reforço das medidas de segurança nas principais infraestruturas e nos lugares mais movimentados do Daguestão.

Já o chefe de Estado russo, Dmitri Medvedev, informado do ocorrido pelo presidente do Daguestão, Magomedsalam Magomedov, mandou darem assistência médica e material aos feridos e toda ajuda necessária aos parentes dos mortos.

Em janeiro, outros seis policiais morreram e 14 ficaram feridos em um atentado suicida em Mahatchkala, capital do Daguestão, um dos principais alvos da guerrilha islâmica no norte do Cáucaso.

Os ataques desta quarta-feira acontecem dois dias depois que duas mulheres suicidas mataram 39 pessoas explodindo duas bombas no metrô de Moscou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host