UOL Notícias Notícias
 

02/04/2010 - 18h13

Obama jantará com líderes europeus para assinatura do novo Start

Washington, 2 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participará na próxima semana, em Praga, junto com 11 líderes europeus de um jantar organizado por ocasião da assinatura do novo acordo de desarmamento nuclear entre Washington e Moscou.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, indicou hoje que todos os líderes de países-membros da Otan na região serão convidados.

Estarão presentes o primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borisov, seu colega da Croácia, Jadranka Kosor; o presidente e primeiro-ministro da República Tcheca, Vaclav Klaus, e Jan Fischer, respectivamente, e o líder da Estônia, Toomas Hendrik Ilves.

Também estarão presentes o primeiro-ministro húngaro, Gordon Bajnai; o presidente da Letônia, Valdis Zatlers; o primeiro-ministro lituano, Andrius Kubilius; seu colega polonês, Donald Tusk; o presidente romeno, Traian Basescu, e os primeiros-ministros da Eslováquia e da Eslovênia, Robert Fico e Borut Pahor, respectivamente.

Os líderes participarão do jantar que acontecerá depois de Obama e seu colega russo, Dmitri Medvedev, assinarem, em 8 de abril, em Praga, o novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start).

O pacto de desarmamento nuclear entre EUA e Rússia, que substitui o Start de 1991 e terá uma vigência de dez anos, limita a 1.550 o número de ogivas nucleares em cada país em um prazo de sete anos.

Isto representa uma redução de 74% em comparação ao acordo que expirou em 5 de dezembro e de 30% em relação ao Tratado de Moscou de 2002.

O novo acordo estabelece ainda que Estados Unidos e Rússia só poderão ter 800 vetores estratégicos desdobrados e não desdobrados, tanto em mísseis balísticos intercontinentais com base terrestre como em submarinos e em bombardeiros pesados. Deles, o limite para os vetores desdobrados será de 700.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host