UOL Notícias Notícias
 

03/04/2010 - 06h25

"Camisas vermelhas" podem bloquear centro de Bancoc até segunda-feira

Em Bancoc

As dezenas de milhares de manifestantes antigovernamentais que tomaram hoje algumas das ruas mais centrais de Bancoc anunciaram sua intenção de paralisar o centro da capital até segunda-feira com o fim de pressionar o Governo.

Jatuporn Prompan, um dos líderes da Frente Unida para a Democracia e contra a Ditadura - nome oficial da plataforma cívica que organiza os protestos -, assegurou que a manifestação iniciada hoje vai se prolongar dois dias mais porque não pararão "até ganhar a batalha".

"Hoje é um novo dia em que declaramos a guerra para obter a democracia e amanhã alcançaremos a vitória decisiva", acrescentou.

A Polícia iniciou negociações com os líderes do movimento para tentar convencer os "camisas vermelhas" que amanhã deixem de bloquear o cruzamento de Ratchaprasong, um dos centros nevrálgicos da cidade, com lojas, hospitais e colégios nos arredores.

Os "camisas vermelhas", como é conhecido o grupo civil partidário do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, partiram do centro de Bancoc e se dividiram para se manifestar em duas regiões distintas da capital e criar o caos.

Apesar dos temores que houvesse a violência, aconteceu só um incidente violento, quando um jovem jogou seu automóvel de luxo contra as motocicletas estacionadas dos manifestantes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host