UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 06h05

Atentado no noroeste do Paquistão deixa 25 mortos durante reunião política

Islamabad, 5 abr (EFE).- Pelo menos 25 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um atentado registrado hoje na região do Baixo Dir, no noroeste do Paquistão, durante um ato político, informou uma fonte policial ao canal de televisão paquistanês "Dawn".

O atentado ocorreu na localidade de Timergara, onde se realizava um ato público do governante Partido Nacional Awami (ANP, pashtun e laico), segundo disse a "Dawn" o subdiretor de Polícia da divisão de Malakand, Quazi Jameel.

De acordo com Jameel, as primeiras investigações indicam que o ataque foi de tipo suicida, algo que corroborou em declarações ao canal "Express TV" o porta-voz do ANP, Sahid Khan.

Uma fonte oficial citada por este último canal cifrou em 25 as vítimas fatais no atentado, uma quantidade que concorda com a versão de um médico do hospital do distrito que disse à "Geo TV" haver recebido 25 cadáveres em seu hospital.

Após a explosão, os serviços de ajuda, apoiados pelos aldeões, começaram a resgatar feridos entre os escombros e a levá-los aos hospitais mais próximos, onde as autoridades declararam o estado de emergência.

Mais de 100 feridos foram levados ao hospital, segundo os médicos.

A explosão ocorreu perto de uma casa de hóspedes, um posto de controle da Polícia e um escritório de passaportes no mercado principal de Timergara, uma localidade situada na conflituosa Província da Fronteira Noroeste (NWFP).

O atentado foi condenado pelo primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, que emitiu um comunicado no qual anunciou a abertura de uma investigação imediata e ordenou proporcionar bom atendimento médico aos feridos.

A NWFP e seu adjacente cinturão tribal fronteiriço com o Afeganistão, onde se refugiam vários grupos da insurgência talibã e membros da rede terrorista Al Qaeda, são cenário de constantes episódios de violência e atentados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    -0,15
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h06

    0,45
    63.539,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host