UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 14h35

Barack Obama divulgará amanhã estratégia nuclear

Washington, 5 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgará amanhã a aguardada estratégia americana sobre armamento nuclear, informou hoje a Casa Branca.

"O presidente divulgará a Revisão de Postura Nuclear na qual ele e outras pessoas estiveram trabalhando durante algum tempo", declarou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, que não deu detalhes sobre o conteúdo da nova estratégia.

"A segurança nuclear é um dos assuntos nos quais o presidente está mais centrado no que diz respeito à política externa", acrescentou.

O relatório conhecido como Revisão de Postura Nuclear (Nuclear Posture Review, ou NPR na sigla em inglês) é emitido a cada novo mandato presidencial, por ordem do Congresso americano.

Obama havia atrasado a divulgação do NPR, esperado inicialmente para o início do ano.

Seu conteúdo suscitou grande expectativa devido à proposta do presidente, no ano passado, para conseguir um mundo sem armas nucleares.

O documento será divulgado um dia antes de Obama partir para uma visita a Praga, onde deverá assinar junto ao presidente russo, Dmitri Medvedev, um novo tratado de redução de armas nucleares que substituirá o Start de 1991, que expirou em dezembro passado.

Além disso, o presidente americano será o anfitrião na próxima semana em Washington de uma cúpula sobre segurança nuclear à qual estão convidados os chefes de Estado e de Governo de 44 países.

Em declarações no mês passado, Obama tinha assegurado que o novo NPR reduziria "o número e o papel das armas nucleares" na estratégia de segurança dos EUA, mas mantendo "um mecanismo nuclear dissuasório seguro e efetivo".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h59

    0,90
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h03

    -1,02
    74.623,27
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host