UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 07h33

Explosões perto do consulado dos EUA em Peshawar matam 4 pessoas

Islamabad, 5 abr (EFE).- Pelo menos quatro pessoas morreram e 18 ficaram feridas em cinco explosões acompanhadas de tiroteios nas imediações do consulado dos Estados Unidos na cidade de Peshawar, no conflituoso noroeste do Paquistão, informou à Agência Efe uma fonte da Polícia.

As detonações ocorreram às 13h30 no horário local (05h30 em Brasília) em um intervalo de 20 minutos na capital da Província da Fronteira do Noroeste (NWFP).

Uma fonte diplomática dos EUA confirmou à Efe que o prédio do consulado sofreu "danos bastante graves".

Alguns prédios da região atacada ruíram por causa das explosões, conforme o canal privado "Dawn TV".

As forças de segurança isolaram a região e cortaram a estrada de Khyber, já os feridos foram transferidos para diversos hospitais da cidade.

Pouco antes deste ataque múltiplo em Peshawar, pelo menos 30 pessoas morreram e várias ficaram feridas em um atentado suicida registrado no distrito no noroeste paquistanês, de acordo uma fonte policial consultada pela Efe.

Este atentado ocorreu em um ato público na localidade de Timergara, organizado pelo Partido Nacionalista Awami (ANP, pashtun e laico), que governa a NWFP.

Atualmente, o Exército paquistanês combate à insurgência talibã em algumas áreas da NWFP e em quase a totalidade dos distritos que formam o cinto tribal na fronteira com o Afeganistão. A insurgência talibã, por sua vez, reivindicou a maioria dos ataques terroristas dos últimos meses.

Os ataques desta segunda-feira ocorrem após três semanas de pouca atividade terrorista no país. Em 2009, mais de 12 mil pessoas morreram em episódios violentos, um quarto delas em atentados, conforme relatório do Instituto do Paquistão para Estudos de Paz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host