UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 14h34

Funcionário da Califórnia diz que terremoto deste domingo causou poucos danos

Santiago do Chile, 5 abr (EFE).- O responsável pelo manejo de desastres no estado da Califórnia, Matthew R. Bettenhausen, afirmou hoje em Santiago que "felizmente" nessa zona dos EUA o terremoto de 7,2 graus que ocorreu ontem e sacudiu também parte do México causou poucos danos.

"Pelo que sabemos, houve danos no México. Felizmente para nós, na Califórnia são danos menores, sem perdas de vidas", disse Bettenhausen, diretor da Agência para o Manejo de Desastres do estado da Califórnia.

Bettenhausen se reuniu hoje com o chanceler chileno, Alfredo Moreno, com quem assinou um convênio de cooperação em gestão de emergências e catástrofes.

"Obviamente estivemos em contato com nossos parceiros no México, com que também temos uma relação de cooperação e trabalho muito próxima, dado que também temos acordos deste tipo", explicou o diretor aos jornalistas.

O convênio assinado hoje permitirá a ambas partes desenvolver projetos conjuntos de investigação em matéria de prevenção de riscos e catástrofes naturais, e também estratégias de comunicação nos casos de emergências e desastres.

Além disso, segundo fontes da Chancelaria chilena, o acordo deve possibilitar uma melhora nas comunicações, o aperfeiçoamento de planos de prevenção e um aumento de pesquisas referentes aos movimentos sísmicos.

No dia 27 de fevereiro o Chile sofreu um forte terremoto de 8,8 graus na escala Richetr, seguido de um maremoto, que deixou mais de 430 mortos, 80 mil desabrigados e danos materiais na casa dos US$ 30 bilhões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h19

    0,73
    3,281
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h27

    -1,77
    61.529,32
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host