UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 14h16

Kremlin considera assinatura do novo Start crucial para relações com os EUA

Moscou, 5 abr (EFE).- O Kremlin declarou hoje que a assinatura do novo tratado de desarmamento nuclear que os presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e os Estados Unidos, Barack Obama, assinarão na próxima quinta-feira em Praga é crucial para o futuro das relações bilaterais.

"É um acontecimento crucial, que terá uma profunda influência positiva no estudo de muitos outros assuntos em nossos países", afirmou Serguei Prikhodko, assessor para Assuntos Internacionais de Medvedev e chefe adjunto do gabinete da Presidência russa.

Obama e Medvedev assinarão na quinta-feira na capital tcheca um novo Tratado sobre Medidas para a Posterior Redução e Limitação de Armas Estratégicas Ofensivas, que substitui ao Start, o qual venceu em dezembro passado, e que reduzirá seus arsenais em 30%.

O novo acordo "marca a ascensão da cooperação entre Rússia e os Estados Unidos a um novo nível e coloca os alicerces para umas relações estratégicas qualitativamente novas" que terão reflexo em novos projetos, em particular econômicos, indicou o funcionário.

Prikhodko disse que, durante as negociações realizadas em Genebra "sob o controle pessoal" dos dois líderes, os países partes fizeram "grandes concessões" que deram como fruto "um grande acordo".

Ao final, conseguiram "entrar em acordo em cortes reais das armas estratégicas ofensivas de maneira paritária, respeitando o princípio de uma segurança equitativa e indivisível, assim como novos mecanismos de verificação mais simples e menos custosos".

Em termos gerais, o novo tratado reduz em 30% o número de ogivas nucleares, até 1.550 por país, e limita a 800 o de vetores estratégicos, como mísseis intercontinentais, submarinos e bombardeiros estratégicos.

Prikhodko confirmou que, antes de assinar o tratado de desarmamento, os presidentes da Rússia e os EUA celebraram em Praga uma cúpula durante a qual repassarão os principais problemas internacionais e alguns aspectos das relações bilaterais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host