UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 08h45

Medvedev visitará Argentina e Brasil em sua 2ª viagem à A.Latina

Moscou, 5 abr (EFE).- O presidente russo, Dmitri Medvedev, visitará a Argentina e o Brasil entre os dias 14 e 16 de abril, em sua segunda viagem pela América Latina, anunciou nesta segunda-feira o Kremlin.

Medvedev chegará em 14 de abril a Buenos Aires, onde se reunirá com a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, com a qual já esteve reunido em Moscou em dezembro de 2008.

Na ocasião, os dois países devem selar uma associação estratégica e assinar sete documentos bilaterais, incluindo um de cooperação sobre o uso pacífico da energia nuclear.

Um dia depois, o chefe do Kremlin chegará ao Brasil para participar da segunda cúpula formal do grupo Brics, formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China.

Além de Medvedev, participarão do encontro o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva; o chinês, Hu Jintao, e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

Em sua primeira reunião junho do ano passado na cidade russa de Yekaterimburgo (Urais), os quatro líderes defenderam um sistema de divisas mais diversificado, estável e previsível.

Os países do Brics concentram em torno de 40% da população mundial, 14,6% do Produto Interno Bruto (PIB), 12,8% do comércio, assim como 25% da superfície terrestre.

Medvedev esteve no Brasil em novembro de 2008, durante sua primeira viagem regional, época em que também visitou Venezuela, Cuba e Peru. Na sexta-feira passada, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, fez uma viagem relâmpago à Venezuela.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host