UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 19h08

ONU prepara retirada gradual de missão de paz na RDC

Nações Unidas, 5 abr (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, propôs hoje uma retirada gradual em três anos da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monuc), que, com 22 mil militares, é a maior operação de paz da Organização.

Em relatório enviado ao Conselho de Segurança da ONU, Ban assinala que o plano responde à solicitação do presidente congolês, Joseph Kabila, que a entidade lhe apresente antes de junho uma proposta para a retirada completa da Monuc de seu território.

Os três anos contemplados pelo plano do secretário-geral vão além do prazo de meados de 2011 desejado pelo Governo da República Democrática do Congo (RDC). O país completa este ano meio século de independência da Bélgica e quer a redução da presença militar internacional em seu território para reafirmar sua autoridade.

No relatório, Ban propõe ao Conselho que autorize uma redução em junho de 2 mil soldados que atuam nas províncias ocidentais e centrais da RDC - que são as regiões mais estáveis e pacíficas do país.

Segundo o secretário-geral, os técnicos da ONU consideram que o Exército e as forças de segurança congolesas ainda não contam com a capacidade de manter a estabilidade na região oriental, onde ainda há vários grupos armados em atividade.

Os capacetes azuis colaboram com as operações militares congolesas que atuam contra os rebeldes das Forças Democráticas para a Libertação de Ruanda (FDLR).

Também há confrontos promovidos pelos guerrilheiros ugandenses do Exército de Libertação do Senhor (LRA), que na semana passada foi acusado pela ONG Human Rights Watch de cometer em dezembro passado um massacre de 321 civis em uma área remota do nordeste da RDC.

A Monuc conta atualmente com 20,5 mil soldados, 705 observadores militares e 1.158 policiais. Ela foi criada com a finalidade de facilitar a aplicação e efetivação do Acordo de Lusaka, que encerrou a sangrenta guerra civil congolesa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,28
    3,182
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host