UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 18h59

Ban recomenda ampliação de 1 ano de missão de paz no Sudão

Nações Unidas, 6 abr (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, recomendou hoje ao Conselho de Segurança que amplie em um ano o mandato da Missão da ONU no Sudão (UNMIS, na sigla em inglês), que supervisiona os acordos de paz no sul do país.

Em relatório ao Conselho de Segurança, Ban aponta que a prioridade da missão continua sendo a implementação do Acordo Amplo de Paz (APC), que em 2005 pôs fim a 20 anos de guerra entre o norte e o sul do Sudão.

"A situação política sudanesa permanece tensa e, a menos de 10 meses do plebiscito, os atrasos nos assuntos pendentes podem ter sérias repercussões", afirma Ban, no documento.

Por isso, aponta que a prioridade da UNMIS serão os preparativos do plebiscito de autodeterminação do sul que deve ser realizado em janeiro de 2011.

"Não se pode ressaltar o suficiente a importância das preparações técnicas do plebiscito e as regras necessárias para a situação posterior à votação", aponta o secretário-geral.

Além disso, reconhece a "sensibilidade" dos assuntos ligados ao processo eleitoral, mas adverte que a cautela "não pode obstruir a implementação" do acordo de paz.

Nesse sentido, chama atenção sobre a importância de completar a demarcação da fronteira na região de Abyei, disputada entre Cartum e o Governo autônomo do sul.

Ban também destaca que o Sudão passa por um momento político delicado nas semanas prévias às eleições gerais, que serão realizadas em 11, 12 e 13 de abril, apesar do pedido da oposição sudanesa para que sejam adiadas por irregularidades no processo prévio ao pleito.

"As eleições devem ter um papel positivo no fortalecimento das oportunidades do povo sudanês de desempenhar um papel mais ativo na vida política do país", ressalta o secretário-geral.

O Conselho de Segurança deve discutir no próximo 26 de abril o futuro do mandato da UNMIS, que vence no final do mês.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host