UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 16h01

Lula diz que Rio está preparado para Olimpíadas, apesar de caos das chuvas

Rio de Janeiro, 6 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu hoje que o Rio de Janeiro está preparado para organizar os Jogos Olímpicos de 2016 e para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, apesar do caos que viveu hoje a cidade como consequência das chuvas.

"O Rio está preparado para organizar esses eventos com muita tranquilidade", afirmou o chefe de Estado após esclarecer que a chuva que caiu nas últimas horas no Rio de Janeiro é algo sem precedentes e que nenhuma cidade tem muito a fazer frente a um fenômeno como esse.

A chuva que já dura quase 24 horas que castiga o Rio de Janeiro desde ontem causou a morte de pelo menos 82 pessoas na Região Metropolitana e um caos de tamanhas proporções que a Prefeitura pede à população que não saia de casa.

Além dos deslizamentos de terras e enchentes que provocaram dezenas de vítimas, o trânsito na cidade parou, as ruas se transformaram em verdadeiros rios, escolas e universidades suspenderam as aulas e a maioria dos estabelecimentos comerciais nem abriu as portas.

"Não chove assim todo dia nem toda hora. Quando ocorre uma desgraça dessas só o que podemos fazer é pedir a Deus que pare de chover", afirmou o líder brasileiro.

Lula esclareceu que nos meses de junho e julho, para quando são previstos tanto os Jogos Olímpicos como a Copa do Mundo, o Rio de Janeiro sofre menos com as chuvas.

O presidente acrescentou que, de todas formas, as autoridades têm de adotar medidas para reduzir o número de casas construídas em áreas de risco e criar um sistema de drenagem que reduza o impacto das chuvas na cidade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,27
    3,252
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h23

    1,58
    74.594,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host