UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 17h32

Sacerdote indiano acusado de pedofilia nos EUA se diz inocente

Nova York, 6 abr (EFE).- Um sacerdote indiano acusado de abusar sexualmente de uma adolescente enquanto trabalhava em uma igreja no estado americano de Minnesota, entre 2004 e 2005, defendeu hoje sua inocência e assegurou estar disposto a voltar ao país para enfrentar a Justiça e limpar seu nome.

Em declarações à rede de televisão americana "ABC", o sacerdote Joseph Palanivel Jeyapaul, que atualmente trabalha para sua diocese em uma cidade na Índia, argumentou que as acusações feitas contra ele respondem a interesses econômicos da jovem que o acusa de ter abusado dela sexualmente quando tinha 14 anos.

"Não sou culpado. Sou inocente. Não cometi nenhum pecado contra ninguém", reiterou Jeyapaul à "ABC", que é considerado fugitivo pelas autoridades do condado de Roseau, em Minnesota, onde foi emitida uma ordem detenção contra ele.

Segundo a documentação judicial publicada nas últimas horas, o sacerdote indiano é encarregado de supervisionar a contratação de professores em 40 escolas católicas na diocese de Ootacamund, no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia.

Jeyapaul negou ter fugido de Minnesota devido às acusações e explicou que, pelo contrário, já estava em seu país natal, alegando que sua mãe estava doente, quando, em setembro de 2005, ficou sabendo da existência de acusações contra ele.

"Fiquei muito irritado e disse que era uma acusação falsa", afirmou o sacerdote, que, inclusive, assegurou estar disposto a voltar aos EUA se as autoridades americanas solicitassem sua extradição, para, assim, poder limpar seu nome.

A jovem americana que apresentou as acusações, que agora tem 20 anos, assegura que Jeyapaul a forçou a manter sexo oral com ele e ameaçou sua família.

Além disso, processou a diocese de Crookston (Minnesota), por afirmar que o bispo local mandou reiterados avisos ao Vaticano durante o período em que Bento XVI já era papa, advertindo sobre o perigo que Jeyapaul significava para mulheres e crianças que conhecia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host