UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 11h25

Sarkozy, contrário à entrada da Turquia na UE, recebe Erdogan amanhã

Paris, 6 abr (EFE).- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, receberá amanhã o chefe do Governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na primeira visita oficial à França do primeiro-ministro turco desde que seu país começasse a negociar sua adesão à União Europeia (UE), entrada à qual se opõe também a França.

Além da eventual inserção da Turquia na UE, que representa o maior empecilho entre os dois países, a agenda do encontro entre Sarkozy e Erdogan abordará temas como o Irã, o Oriente Médio e Afeganistão.

Segundo a diplomacia gala, o chefe do Estado francês reiterará o apoio de Paris ao processo de normalização das relações entre Turquia e Armênia, assunto que também constituiu um impedimento entre os dois Estados quando a França adotou uma proposição de lei para penalizar a negação do genocídio armênio.

De acordo com os meios de imprensa franceses, Sarkozy apoiará, além disso, a luta de Ancara contra o Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK), considerado como organização terrorista pela UE.

Erdogan, quem também se reunirá com o primeiro-ministro francês, François Fillon, e com outras personalidades políticas e econômicas, visita França uma semana depois de ter recebido na Turquia à chanceler alemã, Angela Merkel, propício a um maior aproximação entre Ancara e Bruxelas com o estatuto de "associação privilegiada".

No plano econômico, a viagem de Erdogan à França tentará dar um impulso às relações comerciais bilaterais e aumentar as trocas entre ambos os países em 50% no horizonte de 2012, além de expor "novos projetos de cooperação", principalmente no plano "energético, de transportes e de infraestrutura".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host