UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 14h53

Brasil e os EUA assinarão acordo de cooperação militar na segunda

Washington, 8 abr (EFE).- O Brasil e os Estados Unidos assinarão na segunda-feira um acordo de defesa para facilitar os contatos entre militares dos dois países e a compra de equipamentos, informou à Agência Efe uma fonte do Governo do país sul-americano.

O pacto não incluirá o uso por parte das Forças Armadas dos Estados Unidos de uma base militar no Brasil, como relataram alguns meios de imprensa latino-americanos, ressaltou a fonte.

Assinarão o convênio o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, e seu colega dos Estados Unidos, Robert Gates, em cerimônia às 13h30 no horário local (14h30 em Brasília) no Pentágono.

Jobim integra uma delegação brasileira que participará da cúpula nuclear convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que começará na segunda-feira e da qual também vai participar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na quarta-feira, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil informou em comunicado que os dois países tinham terminado as negociações do acordo.

O pacto criará um marco de cooperação para organizar visitas mútuas de delegações militares dos EUA e do Brasil, colaborar em assuntos técnicos e realizar encontros entre instituições de defesa, intercâmbios de estudantes e instrutores e ainda treinamentos militares conjuntos.

Mais uma vantagem da parceria é a compra de armamento e a colaboração em projetos de tecnologia militar, conforme informação do Governo brasileiro.

O acordo contém uma cláusula que assegura o respeito aos princípios de integridade, inviolabilidade territorial e não-intervenção nos assuntos internos, consagrados pelo pacto da União de Nações Sul-americanas (Unasul) assinado em novembro passado, de acordo com as autoridades brasileiras.

Recentemente, o Brasil informou aos outros membros da Unasul sobre a negociação do novo convênio com os Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host